Monday, September 23, 2024

Origem histórica de Parazinho

 3° Capítulo do livro "Parazinho" de João Victor Mascarenha 



    Parazinho tem suas origens nas tribos indígenas, sobretudo Tapuio e Tabajara, a colonização portuguesa nestas terras tem início nos tempos da colonização efetiva do “Siará Grande”, na época da divisão de terras por sistemas de sesmarias. Após o fim das capitanias hereditárias, não havendo ainda ocupação efetiva no interior e principalmente nos sertões, foi iniciada a política das cartas de sesmarias; a coroa portuguesa concedia uma faixa de terra para determinada pessoa, que ali deveria residir e colonizar a região.

    Consta que os irmãos portugueses Domingos Machado Freire e Miguel Machado Freire, receberam uma doação por carta de sesmaria, uma extensa faixa de terra de cinco léguas. Consta no Livro de Sesmarias que Miguel residia em Pernambuco. Domingos é tido como fundador do povoado ou sítio do Pará, hoje Parazinho. 

O nome Parazinho vem do nome primitivo Pará; nome indígena do Riacho que hoje é o açude e que significa “água parada”.

    A notícia mais antiga que temos sobre a colonização de nossa região vem do ano de 1718 e está registrada pelo Barão de Studart em uma revista do Instituto do Ceará. É referente a um processo movido por Domingos Machado Freire, “morador no sítio Pará”, capitão Rodrigo da Costa; assim confirmando a presença do colonizador nestas terras.

    Mas as citações mais importantes vêm dos anos de 1722 e 1724; são os registros mais antigos da Igreja Primaz. Em 1722 uma citação do Padre João de Matos Monteiro e em 1724 quando os Irmãos Domingos Machado Freire, Miguel Machado Freire, José Machado Freire e Inácio Machado Freire ao buscarem a confirmação de suas sesmarias, escreveram um relatório sobre suas propriedades; onde é citada a Igreja Primitiva de Parazinho. “os suplicantes alegaram que possuíam uma capela na qual celebravam os ofícios divinos” e “alegaram que foram os primeiros descobridores e povoadores daqueles sertões”.

     Possivelmente a igreja primitiva de Parazinho foi inaugurada no ano de 1719. Já a data em que os irmãos Freire receberam a Sesmaria, 03 de agosto de 1702, é tida como a data de fundação do povoado do Pará, que já recebeu o nome de Nossa Senhora do Livramento do Pará ou apenas Livramento; Nossa Senhora do Livramento de Parazinho e que nos dias atuais é denominado Parazinho.



Obs: Direitos reservados ao autor do livro: João Victor Mascarenha. 

No comments:

Post a Comment

JORNAL N.S. DO LIVRAMENTO

Apresentação do Jornal "N.S. DO LIVRAMENTO"      É com profundo respeito à memória histórica e com sincera devoção que temos a hon...