![]() |
Gravura de Nossa Senhora do Livramento de Parazinho - Inicio do Século XX. |
Fotografia mais antiga da Igreja Primaz
(Igreja Velha-Educandário).Fotografia mais antiga que temos do Santuário atual.
CULTO A NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO DE PARAZINHO
A tradição oral alude ao início desta devoção a um naufrágio, entretanto não há registros quanto ao mesmo.
O naufrágio:
Conta-se que por volta de 1700 um navio cargueiro partiu de Pernambuco rumo ao Ceará, trazendo mantimentos para os primeiros colonizadores da região Norte do Ceará.
Depois de alguns dias, já nas proximidades da crosta se formou uma procela superficial e o embarque afundou nas praias da redondeza. Apenas três tripulantes escaparam do naufrágio, estes recorreram à Virgem do Livramento, fazendo voto de construir uma capela no local onde encontrariam pessoas mansa que lhes prestassem assistência. Então caminharam pela crosta e estando onde hoje a praia e localidade de Tatajuba, seguiram as margens de um riacho e subiram uma colina a fim de observarem a região, foi ali que resolveram residir a sobre de um pé robusto de Juazeiro pois estavam exaustos e amedrontados com a existência de índios e animais selvagens.
Enquanto eles ouviam um tiro, era um caçador que os acolheu e deu pouso.
Neste local foi construída a primeira igreja de Nossa Senhora do Livramento, também não há assentamentos históricos sobre a construção da Capela, sabe-se apenas que foi erigida no vicariato do Padre João de Matos Monteiro, primeiro cura da Ribeira do Acaraú, que aqui encontramos de 1712 a 1724.
O ATUAL SANTUÁRIO:
Em 02 de julho de 1941 foi lançada a pedra fundamental dos santuários de Nossa Senhora do Livramento, a igreja foi abençoada por Dom José Tupinambá da Frota na manhã do dia 16 de janeiro de 1944.
Por: João Victor Mascarenha
No comments:
Post a Comment