Monday, September 23, 2024

A Imagem

 7° Capítulo do Livro "Parazinho" de João Victor Mascarenha 




   A Imagem de Nossa Senhora do Livramento de Parazinho, que se encontra a veneração no Santuário, no mais puro estilo barroco colonial, tem origem portuguesa e foi adquirida em Pernambuco, no ano de 1795, pelo Capitão Jerônimo Machado Freire.  

   Adquirida por conta do patrimônio, custou 70$000 (70.000 - setenta mil réis). Monsenhor Vicente Martins, assegurou em seu livro sobre a História da Capela de Parazinho que na época da compra da imagem, um boi custava 6$500 (6.500 - seis mil e quinhentos réis).

  Daí podemos supor o valor que a imagem teve na época, soma-se hoje o valor incalculável em nossa fé, história, cultura e devoção. É uma das mais belas e importantes representações do barroco no Brasil e é alvo da devoção de milhares de romeiros, peregrinos e devotos.

  Antes desta imagem ser adquirida em 1795, era venerada na Igreja Primitiva uma imagem de menor tamanho; segundo algumas informações que temos, tinha um vulto de aproximadamente 50 (cinquenta) centímetros e foi a primeira imagem de Nossa Senhora do Livramento de Parazinho.

   Há algumas décadas atrás foi doada a Guilherme Teles Gouveia pelo senhor Raimundo Hermínio de Melo (Doca Bruno), que afirmava que a imagem pertencia aos seus antepassados para a inauguração da Igreja.

    Sabemos com precisão sobre esse assunto porque o próprio Guilherme Gouveia escreveu no livro “Granja - Assentamentos Históricos do Município e a Festa Religiosa de N. S. do Livramento do Parazinho” em 1974. Hoje não se sabe ao certo o paradeiro dessa imagem que é dada por perdida.



Obs: Direitos reservados a João Victor Mascarenha, autor do livro. 

No comments:

Post a Comment

JORNAL N.S. DO LIVRAMENTO

Apresentação do Jornal "N.S. DO LIVRAMENTO"      É com profundo respeito à memória histórica e com sincera devoção que temos a hon...