Monday, September 23, 2024

A Barragem Sobre o Riacho Jaguarapi

 11° Capítulo do Livro "Parazinho" de João Victor Mascarenha 



        O Riacho Pará que deu nome ao Parazinho, hoje denominado Riacho Jaguarapi, nasce na Lagoa Angica em Martinópole e tem sua bacia no rio Coreaú. Foi barrado pela primeira vez em 1892 por iniciativa do Padre Francisco Ignácio da Costa Mendes, natural de Boa Viagem e Vigário de Camocim; estava responsável pela Paróquia de Granja devido os problemas de saúde do Vigário Pe. Texeira Galvão.

      Em 1911 foram iniciados os estudos para a construção de uma nova barragem por interferência do Padre Vicente Martins da Costa, ele mesmo em 1909, fez uma subscrição para aumentar a altura da parede, mas não conseguiu o feito naquela ocasião.

     No mesmo ano de 1911, foram realizados estudos pelo agrimensor italiano Dr. Vicente Piceffine em abril e pelo americano Dr. Geraldo Waring em novembro. Usando os recursos financeiros da emergência da seca de 1915, são iniciadas as obras em agosto de 1916 tendo como responsável o engenheiro Dr. Floro Freire.

    As obras foram concluídas em 1917 sob comando dos engenheiros Dr. Pinto Pompeu e Dr. José Pereira; Parazinho deve ao Monsenhor Vicente Martins da Costa a Construção do Açude que foi construído sob sua iniciativa e interferência. Segundo dados do governo, o reservatório tem capacidade aproximada de 2.602.000 M3 e altura de aproximadamente 11 metros e 60 centímetros. 


Obs: Todos os direitos reservados ao autor, João Victor Mascarenha.

No comments:

Post a Comment

JORNAL N.S. DO LIVRAMENTO

Apresentação do Jornal "N.S. DO LIVRAMENTO"      É com profundo respeito à memória histórica e com sincera devoção que temos a hon...